{mapa astral}

o calor do fogo
que coze frutos, folhas e fubás
é o mesmo que vem do sol
e coze nossa carne,
amadurece sonhos
e envelhece mãos.

olho pras minhas
e vejo as suas

dedos largos,
estrutura sólida
pra agarrar, resistir
e dar voz.
as pontas, no entanto,
finas pontas de agulhas
pra tecer histórias,
pregar botões
e religar tecidos gastos.
a sorte, fortuna ou destino
não se lê na palma das mãos
e sim nas costas - pontilhadas de mil manchinhas feito constelação -
cada uma delas é guardiã
de um conselho
e de uma memória
mesma função das estrelas

olho para as minhas
e vejo as suas

contudo,
semelhança hereditária pra mim não basta.
assim,
sigo a trilha das suas mãos:
me coloco ao sol,
aprendo a cozinhar,
agarrar, resistir e falar
tecer e religar
na esperança de que
com o passar do tempo
nas costas das minhas mãos
eu também tenha constelação
registro celeste no barro.

Comentários